Por Que Meus Gatos Estão Brigando De Repente? E Como Faço Para Parar Brigas De Gato?

gatos brigando

Pergunta: Meus gatos não se dão mais bem depois de uma briga. O que está causando isso e o que posso fazer?

Eu tenho dois gatos. Eles moram juntos há cerca de 10 anos. Um deles notou outro gato do lado de fora e atacou meu outro gato. Agora, meu outro gato fica muito agressivo depois de ser atacado e não sai da sala. Já tentei calmantes, o difusor, e nada parece estar funcionando. Você tem alguma sugestão ou razão para o comportamento deles e como posso remediar isso?

-André

Responder:

Caro André,

Lamento muito que seus gatinhos não pareçam mais se dar bem. Não consigo imaginar o quão difícil deve ser para você e para eles, especialmente porque você os tem há tanto tempo. Parece que o motivo inicial da briga foi o gato lá fora que assustou seus gatos.

Você vai querer ter certeza de que isso não acontecerá novamente, então pode ser uma boa ideia colocar persianas nas janelas onde seus gatos possam ver outro gato do lado de fora. Uma vez que haja uma interrupção na harmonia e no equilíbrio de sua casa, pode ser difícil para os gatos se adaptarem de volta ao normal. Após a luta inicial, o relacionamento de seus gatos foi ligeiramente prejudicado. A boa notícia é que existem maneiras de remediar isso.

Minhas recomendações são para ser paciente e também procurar ajuda de seu veterinário. Enquanto você espera pela consulta com o veterinário, aqui estão algumas coisas que você pode tentar para colocar o relacionamento deles de volta nos trilhos.

Como você lida com a agressão entre gatos que costumavam se dar bem?

A agressão entre dois gatos que se davam bem é um problema comum que vejo como veterinário. Na maioria das vezes isso ocorre devido a algum tipo de estressor ou mudança na casa. Qualquer coisa pode estressar um gato e, nesse caso, o gato de fora fez com que seus gatos ficassem estressados ​​e com medo. Considere tentar os seguintes passos.

1. Separe seus gatos em áreas separadas da casa

Por enquanto, é uma boa ideia manter seus gatos completamente separados. Se eles estão brigando e sibilando um com o outro, isso significa que eles não estão se dando bem e precisam de um tempo. Normalmente, eu recomendo vários dias a algumas semanas. Você terá que ter tigelas de comida , tigelas de água e caixas de areia separadas para eles em suas áreas separadas.

2. Coloque as tigelas de comida ao lado da porta

Você vai querer colocar as tigelas de comida em ambos os lados de uma porta fechada. Dessa forma, eles podem se ver e cheirar enquanto ainda estão separados. Como eles vão comer enquanto se veem e cheiram um ao outro, isso os ajudará a associar um ao outro com algo positivo que, neste caso, é a comida.

3. Troque de sala

Após alguns dias de separação, troquem seus espaços. Isso permitirá que seus gatos tenham acesso aos cheiros do outro gato. Neste ponto, você está tentando acostumá-los com o cheiro um do outro.

4. Abra a porta

Após o período de separação, tente abrir a porta apenas uma polegada ou mais e deixar seus gatos cheirarem o nariz. Se eles parecerem calmos, você pode tentar abri-lo mais. Se eles ainda permanecerem calmos, podem estar prontos para serem reintroduzidos juntos. Você também pode tentar dar uma guloseima saborosa durante este período de reintrodução, como suco de atum ou comida de gato enlatada . Se sentirem qualquer sinal de agressão um contra o outro, feche a porta.

5. Consulte seu veterinário

Se essas etapas não estiverem funcionando, é uma boa ideia consultar seu veterinário. Existem medicamentos orais que podem ser administrados temporariamente para ajudar a manter os gatos calmos para que possam ser reintroduzidos com sucesso.

Algumas Considerações Finais

A agressão entre dois gatos que se davam bem geralmente é causada por estresse. Nesse caso, provavelmente foi por causa do gato de fora que assustou seus gatos. Você deve separar seus gatos por vários dias e reintroduzi-los lentamente usando as etapas descritas acima.

Para obter mais informações sobre o processo de reintrodução, confira este artigo útil da ASPCA . Além disso, seria uma boa ideia agendar uma consulta com seu veterinário. Eles podem fornecer outras dicas e potencialmente prescrever medicamentos temporários para ansiedade para ajudar seus gatos a se darem melhor. Boa sorte com seus gatinhos!

Postar um comentário

0 Comentários