Como Saber Se Você Tem Um Hamster Doente

hamster

Se você tem um hamster, já deve saber que existem veterinários especializados em cuidar dos menores peludos da família. Mas, o que você pode não saber é que a maioria dos veterinários de animais de companhia tem conhecimento no diagnóstico e tratamento de doenças para esses animais de estimação especiais e estão dispostos a ajudar se um especialista não estiver disponível.

Muitas doenças de hamster podem ser tratadas clinicamente. Para obter cuidados médicos oportunos para seu hamster, você precisará reconhecer os sinais da doença. Este artigo aborda os sintomas de doenças e condições médicas subjacentes comuns em hamsters de estimação.

Sinais gerais de doença

Como acontece com todas as presas, os hamsters escondem sinais de doença no início do curso da doença. Observe seu hamster com frequência. Como é o dia normal dele? Em que horas do dia ela come, bebe, se exercita e dorme? Quanta comida e água ele normalmente consome? Como é o banquinho dela? Saber o que é normal o ajudará a determinar o que não é normal. A seguir estão alguns sinais gerais de que algo não está certo:

  • Pelagem áspera – Se o seu hamster macio estiver áspero, ou se o pelo que normalmente fica liso estiver em pé, seu hamster pode estar se sentindo mal. (Observação: isso também é um sinal de envelhecimento normal; os hamsters vivem de 2 a 3 anos). Na presença de outros sintomas, isso não deve ser ignorado.
  • Perda de Apetite – Certifique-se de saber quanto seu hamster come em um dia. Com uma alimentação granulada ou em bloco, isso é fácil de medir. Limpe o prato de ração diariamente, e se ela ficar mais de um dia sem comer, procure ajuda de um veterinário.
  • Perda de peso – Este sintoma inespecífico pode acompanhar muitas doenças. Se você manusear seu hamster regularmente, poderá perceber quando a barriga dele ficou menor ou a espinha mais proeminente.
  • Letargia – Se você estiver familiarizado com a atividade regular do seu hamster (usando a roda de exercícios, coletando pellets de comida), você saberá quando a atividade diminui.

Sinais específicos de doença

Certas doenças estão associadas a sintomas específicos. Algumas dessas condições são tratáveis, mas a intervenção precoce oferece a melhor chance de um bom resultado. Embora não seja uma lista exaustiva, esses sintomas estão associados a problemas médicos comuns:

  • Perda de cabelo – Se o seu hamster tem uma pelagem rala, provavelmente há um problema subjacente. Doenças hormonais ativas (disfunção adrenal), doenças infecciosas (micose) ou parasitas (ácaros) podem causar queda de cabelo.
  • Cauda Molhada – Se a cauda normalmente seca do seu hamster estiver úmida, leve-o ao veterinário. A diarreia causada por enterite ou ileíte não é incomum e pode progredir para problemas mais graves, se não for tratada. O esforço devido à diarreia não tratada pode fazer com que o reto ou o intestino vire do avesso, exigindo reparo cirúrgico.
  • Secreção nasal e ocular – os hamsters devem ter o nariz seco. Secreção nasal ou olhos fechados são sinais de infecção respiratória. Hamsters são propensos a desenvolver pneumonia e podem precisar de terapia com antibióticos.
  • Respiração rápida – Hamsters podem desenvolver doenças cardíacas, que se manifestam clinicamente como letargia e alterações na respiração.
  • Beber excessivamente – Doenças renais, hepáticas e adrenais podem causar esse sintoma. Certifique-se de trocar a água diariamente para saber quanto seu filho está bebendo.
  • Inchaço - Se o inchaço for observado em qualquer parte do corpo, deve-se buscar cuidados veterinários. Abscessos são comuns em hamsters. Inchaço no abdômen provavelmente indica uma condição mais séria. Seu veterinário irá ajudá-lo a determinar a diferença e iniciar o tratamento, se possível.

Falsos Sinais de Doença

Hamsters têm características incomuns que são normais, mas podem ser mal interpretadas. Os seguintes sinais devem ser avaliados em conjunto com o comportamento geral, pois as alterações podem indicar um problema mais sério.

  • Cheek Pouches – Hamsters gostam de carregar comida em suas bochechas. Por serem presas, coletam alimentos e os escondem para consumo posterior. Porém, as bolsas podem ficar impactadas ou infectadas, portanto, se não forem esvaziadas diariamente, a avaliação veterinária deve ser realizada.
  • Corrimento vaginal – Hamsters fêmeas passam pelo cio a cada 4 dias. Por cerca de um dia, eles têm corrimento espesso e pegajoso. Corrimento persistente ou sanguinolento é anormal.
  • Testículos grandes – Hamsters machos normalmente têm testículos grandes, que podem se tornar mais proeminentes com a maturidade. Se o tamanho for uniforme sem mudança de cor, isso pode ser normal. Se acompanhada de mudança de cor dos testículos ou dor ao manusear, pode haver uma condição subjacente que precisa de tratamento.

Algumas das condições comuns que afetam os hamsters podem ser tratadas com sucesso se reconhecidas precocemente. O conhecimento do comportamento normal do seu hamster o ajudará a determinar quando há um problema. Passar tempo com seu hamster todos os dias, fornecer comida fresca e água diariamente e limpar a gaiola regularmente são as melhores recomendações para o reconhecimento precoce e tratamento de problemas médicos.

Postar um comentário

0 Comentários