Savannah Cat: Informações Sobre A Raça, Fatos, Cuidados E Fotos

O gato Savannah é uma raça muito popular, mais conhecida por suas marcantes características exóticas e por se comportar mais como um cachorro do que como um gato. Esta é uma raça híbrida entre o Serval, um gato selvagem africano, e o gato domesticado e essas raízes exóticas deixam muitos se perguntando se esses gatos realmente são bons animais de estimação.

Apesar de sua ascendência selvagem, o gato Savannah tem potencial para ser um excelente animal de estimação, mas não será o típico gato doméstico. Para aqueles que estão preparados para atender às necessidades desses gatos atléticos, inteligentes e cheios de energia, trazer um para a família pode resultar em um vínculo amoroso para toda a vida.


O gato da savana – Visão geral

Altura:14 – 17 polegadas
Peso:12–25 libras
Vida útil:12 – 20 anos
Cores:Brown Spotted Tabby, Silver Spotted Tabby, Preto, Fumaça
Adequado para:Famílias, indivíduos
Temperamento:Ativo, brincalhão, carinhoso, ousado, enérgico

Temperamento e inteligência do gato Savannah

O gato Savannah é frequentemente referido como sendo mais parecido com um cachorro do que com um gato. Eles são altamente inteligentes, curiosos e leais. Eles também são muito mais sociais do que o gato doméstico comum e são muito dedicados aos seus companheiros humanos.

Savannahs vão prosperar na interação humana e são bem conhecidos por mostrar afeto e até cumprimentar seus donos na porta quando chegam em casa. Esses gatos são um pouco mais carentes do que a maioria dos gatos porque exigem muito estímulo mental, exercícios e mais interação social quando comparados a outros gatos.

gato da savana
Crédito da imagem: Lindasj22, Shutterstock

Esses gatos são bons para famílias?

Os gatos Savannah têm potencial para serem excelentes animais de estimação. Eles geralmente se dão muito bem com crianças, especialmente quando são criados com elas desde tenra idade. Recomendamos cautela com crianças pequenas porque esses gatos são bastante ativos e indisciplinados, o que pode levar os pequenos a serem derrubados.

Embora existam muitas outras raças de gatos que são muito sociais e ótimas com as famílias, os Savannahs são especialmente extrovertidos e interativos. Eles vão adorar nada mais do que desfrutar de uma boa e velha brincadeira com toda a família. Tenha em mente que cada gato é um indivíduo e terá seus próprios traços de personalidade que são únicos para eles.

Eles se dão bem com outros animais de estimação?

Os gatos Savannah não são apenas ótimos com crianças, mas também com outros animais de estimação. Por serem tão sociais, eles farão melhor tendo outro animal em casa, especialmente se seus humanos passarem muito tempo fora de casa.

Eles geralmente se dão bem com outros gatos e até cães. Podem até ser mais compatíveis com o cão de companhia, desde que seja bem socializado com gatos, devido à sua intensa brincadeira. Você pode até notar que esta raça de gato é capaz de esgotar e sobreviver ao cão durante o recreio.

Como acontece com qualquer animal de estimação, é altamente recomendável que eles sejam bem socializados desde a infância e expostos a uma variedade de pessoas, animais de estimação e situações. Eles ainda são gatos com uma presa natural, então você deve ter muito cuidado com pequenos animais de estimação enjaulados, como pássaros, roedores ou répteis.


Coisas a saber antes de trazer para casa um gato Savannah:

Requisitos de alimentação e dieta 🐡

Todos os gatos são carnívoros obrigatórios, o que significa que obtêm todas as suas necessidades nutricionais diretamente da carne. Eles são caçadores ávidos que naturalmente consomem presas inteiras na natureza, então sua dieta deve ser rica em proteínas com quantidades moderadas de gordura e carboidratos mínimos.

Os gatos Savannah devem receber uma dieta de alta qualidade que melhor imite suas necessidades dietéticas naturais. Mesmo sendo híbridos, eles não têm nenhuma necessidade dietética especial, a menos que seja aconselhado de outra forma por seu veterinário para necessidades específicas de saúde. Eles devem ser alimentados com ração de alta qualidade e rica em proteínas para atender às suas necessidades energéticas. Você também deve procurar alimentos que contenham a quantidade certa de gordura e tenham o mínimo de carboidratos.

Existem diferentes tipos de comida para gatos no mercado, incluindo ração seca, comida úmida enlatada e variedades de comida fresca. Os gatos obtêm a maior parte de sua hidratação por meio de suas presas na natureza e complementam bebendo água fresca. Independentemente de você alimentar um gato com ração rica em umidade ou não, ele sempre deve ter acesso a água fresca e limpa.

Exercício 🐈

Os gatos Savannah são extremamente ativos e precisam de bastante exercício todos os dias. Eles certamente se exercitarão, mas também gostarão de brincar com seus donos. Esses gatos são incrivelmente atléticos e podem pular até 2,5 metros de altura. É uma boa ideia fornecer a eles muito espaço vertical dentro de casa, porque eles vão gostar de pular em várias superfícies.

Os gatos Savannah devem receber muitos brinquedos para que possam queimar sua energia e obter o estímulo mental necessário. Certifique-se de dar-lhes variedade e incluir brinquedos interativos, brinquedos de quebra-cabeça e brinquedos que possam satisfazer seus instintos naturais de caça.

Se devidamente treinados, os gatos Savannah podem até ser ensinados a andar com coleira e arnês, o que é outra ótima maneira de praticar alguma atividade física e permitir que explorem a vida fora de casa. Os interessados ​​em trazer esta raça para a família devem estar preparados para reservar um tempo para a necessidade de brincar e interagir socialmente com seu gato.

gato da savana na coleira deitado na grama verde
Crédito da imagem: Jarry, Shutterstock

Treinamento 🧶

Como esta raça é tão incrivelmente inteligente, eles geralmente são muito treináveis. Na verdade, os Savannahs obtêm sua reputação de cães por serem tão fáceis de treinar. Eles podem aprender truques e comandos simples e até mesmo brincar de buscar.

Como mencionado acima, muitos proprietários optam por treiná-los para passear com arnês e coleira para que possam se aventurar fora de casa. É importante ter um arnês feito especialmente para seu tipo de corpo para garantir sua segurança. Eles são construídos de forma diferente dos cães e, naturalmente, serão mais frágeis na coleira.

As sessões de treinamento devem ser limitadas a cerca de 15 a 20 minutos por dia para evitar que fiquem entediados. Sempre tenha paciência e treine usando técnicas de reforço positivo para obter os melhores resultados.

Cuidar ✂️

As savanas têm uma pelagem curta e macia que requer cuidados mínimos . Eles manterão a auto-limpeza regular e uma escovação semanal para remover qualquer pelo solto normalmente será suficiente. Como a raça adora atenção, eles podem querer ser escovados com mais frequência do que o necessário.

Suas garras devem ser aparadas conforme necessário. Certifique-se de acostumá-los a esses acabamentos de unhas desde tenra idade para evitar problemas à medida que envelhecem. Verifique seus ouvidos regularmente em busca de sujeira, detritos ou qualquer sinal de infecção.

savana-gato-olhando-para-algo
Crédito da imagem: Kolomenskaya Kseniya, Shutterstock

Saúde e Condições

Embora a maioria das raças geralmente apresente certas condições genéticas de saúde às quais estão predispostas, o Savannah é um gato muito resistente e saudável. Recomenda-se que sejam rastreados para Deficiência de Piruvato Quinase e Atrofia Retiniana Progressiva .

A longevidade do Savannah normalmente varia de 14 a 20 anos. Nutrição e exercícios adequados são vitais para sua saúde e bem-estar geral. Também é muito importante acompanhar os exames de saúde regulares de um veterinário licenciado.

Legalidades

Os donos podem acabar se deparando com questões legais envolvendo a propriedade desses impressionantes gatos híbridos . Por serem parentes tão próximos do exótico Serval, eles podem se enquadrar nas leis de animais exóticos que existem em certas áreas.

Antes de se comprometer com um gato Savannah, você deve verificar as leis estaduais e locais para determinar se pode possuir legalmente a raça. Embora seja legal possuí-los em muitos lugares, certas cidades ou estados podem exigir licenças especiais ou até proibir totalmente a propriedade .

um-gato-da-savana-parado-do-lado-de-um-quintal
Crédito da imagem: Patrick Hatt, Shutterstock

Fatos pouco conhecidos sobre os gatos de Savannah

1. Os gatos da savana adoram água

Outra razão pela qual esta raça tem a reputação de ser mais parecida com cães do que com gatos é o amor pela água. Os gatos da savana geralmente adoram nadar e brincar na água. Muitas vezes, eles também tentam se juntar a seus donos no chuveiro ou na banheira. Seu gato doméstico médio pode evitar a piscina a todo custo, mas espere que seu gato Savannah pule direto para ela.


2. Eles foram desenvolvidos pela primeira vez na década de 1980

O primeiro gatinho Savannah nasceu em 1986, depois que o criador Judee Frank cruzou uma gata siamesa com um macho africano Serval de propriedade de Suzi Woods. A gatinha era uma fêmea que se chamava Savannah, de onde vem o nome da raça.


3. Eles são reconhecidos apenas pela TICA

A criação do gato Savannah decolou durante a década de 1990, logo após o primeiro emparelhamento bem-sucedido. Em 1996, os criadores de gatos Patrick Kelley e Joyce Sroufe escreveram e apresentaram o padrão da raça do gato Savannah ao conselho da TICA. Em 2001, o conselho aceitou a raça para registro e recebeu o status de campeonato em 2012.

A International Cat Association é o único registro de gatos que atualmente reconhece a raça. Isso se deve em grande parte às controvérsias sobre a criação de gatos não domésticos. Para ser registrado pela TICA, um gato Savannah deve ter pelo menos quatro gerações de distância do Serval. Não são registrados por geração filial, porém, mas por status SBT.

F6-Savannah-gato
Crédito da imagem: Pierre Aden, Shutterstock

Pensamentos finais

O gato Savannah pode ser um excelente animal de estimação para famílias que podem garantir que suas necessidades físicas e sociais sejam atendidas. Ao contrário do gato doméstico comum, esta raça é altamente ativa e social. Sua reputação de se comportar mais como cães é bem merecida. Eles são incrivelmente inteligentes e treináveis, e formam laços muito fortes com seus companheiros humanos.

Postar um comentário

0 Comentários