Os Gatos Peidam Quando Estão Com Medo?

 

um gato assustado no sofá

Soltar gases tem muitos nomes - buzinar, peidar e deixar um rasgar - e é algo que todas as pessoas e animais fazem, incluindo gatos. Claro, os gatos são animais graciosos e sofisticados, conhecidos por se manterem limpos e arrumados, mas, como qualquer outro animal, um gato pode ter flatulência.

Embora não seja comum, peidos de gato acontecem. Essa flatulência ocorre em gatos quando muito gás se acumula na barriga, fazendo com que o excesso de gás passe pelo trato digestivo antes de ser expelido do corpo.


Os gatos peidam quando ficam com medo?

Se você está se perguntando se os gatos peidam quando estão com medo, você deve saber que os gatos podem peidar se estiverem com medo devido à ansiedade. Por exemplo, se você colocar seu gato em uma caixa de transporte para levá-lo ao veterinário, ele pode ficar ansioso e peidar porque não gosta da ideia de ir ao veterinário. É a mesma coisa com os humanos. Podemos soltar gases quando estamos nervosos devido a uma descarga de adrenalina.

Mesmo que seu gato possa peidar quando está com medo, a maioria dos peidos de gato acontece de forma bastante aleatória. Quando assustado, seu gato pode pular, soltar um uivo ou fugir e se esconder. Eles também podem soltar um peido - nunca se sabe porque o peido pode surgir do nada! Os gatos simplesmente não conseguem controlar quando peidam. Eles são propensos a soltar gases a qualquer momento, assim como acontece conosco quando estamos com gases.

Agora que você já sabe que o medo pode fazer um gato peidar, vamos nos aprofundar um pouco mais no mundo da flatulência felina, embora seja um tema não muito agradável.

Causas de flatulência em gatos

Aquela sua linda gata pode soltar gases de vez em quando por vários motivos. A causa mais comum de um peido de gato vem de uma mudança abrupta na comida do gato . Se você mudar repentinamente a marca de comida de gato que usa ou até mesmo o tipo de comida que normalmente dá ao seu gato, eles podem ficar com gases. É por isso que você deve fazer a transição lentamente para um novo alimento para gatos, para que o sistema do seu gato possa se acostumar com as mudanças, quer isso envolva obter mais fibras ou uma quantidade diferente de proteína.

Além de uma mudança na dieta, outras coisas podem fazer seu gato peidar, incluindo:

  • Parasitas intestinais
  • Uma infecção
  • Comer comida estragada
  • Comer muito rápido e engolir ar
  • Um supercrescimento de bactérias no intestino delgado
  • Doença inflamatória intestinal
  • Câncer
gato siamês adulto jovem em pé no chão de madeira
Imagem cortesia da Shutterstock

Como o gás é diagnosticado por um veterinário

Se seu gato está peidando muito, é aconselhável entrar em contato com seu veterinário para descobrir o que está causando isso. Seu veterinário provavelmente lhe dirá para levar seu gato para um exame. Você também pode ser solicitado a trazer uma amostra das fezes do seu gato, apenas no caso de alguns testes precisarem ser executados.

Quando estiver no consultório do veterinário com seu gato, ele fará algumas perguntas sobre a dieta do seu gato, com que frequência ele peida e quaisquer sintomas que você tenha visto, como fezes moles ou uso inadequado da caixa de areia . Você provavelmente também será perguntado se notou alguma mudança no nível de atividade do seu gato ou no apetite do seu gato.

Seu veterinário realizará um exame físico de seu gato que incluirá a palpação da barriga para verificar se há inchaço ou desconforto. Se necessário, seu veterinário fará alguns exames para descobrir o que está causando a flatulência do seu gato.

O tratamento para gases em gatos depende do que está causando o problema. Se o seu veterinário não conseguir encontrar um problema subjacente e os resultados do teste não determinarem por que seu gato está com gases, você pode ser instruído a mudar para comida de gato sem grãos para ajudar na digestão ou um suplemento probiótico para gatos pode ser recomendado. tudo depende das descobertas do seu veterinário!


Conclusão

Como nós, os gatos peidam de vez em quando, e é algo que eles não podem controlar. Embora seu gato possa certamente deixar um rasgar quando está com medo , o medo não é uma causa direta do peido do gato. É provável que haja algo mais por trás desses peidos fedorentos, então entre em contato com seu veterinário para descobrir por que seu gatinho está soltando gases com frequência.

Postar um comentário

0 Comentários