Ouriços são inegavelmente fofos. Essas criaturas únicas e curiosas são animais de estimação maravilhosos para os proprietários que estão dispostos a trabalhar para manter seus animais espinhosos felizes e saudáveis.
Para garantir que seu ouriço seja bem cuidado, você precisa fornecer a ele uma moradia e ambiente adequados, exercícios e o tipo e quantidade corretos de alimentos. Conhecer os sinais mais comuns da doença também é importante, pois os ouriços podem desenvolver uma variedade de doenças.
Vamos dar uma olhada nos sinais mais comuns que podem indicar que um ouriço está doente e o que esses sinais podem significar.
Os 14 sinais de que seu ouriço pode estar doente
1. Apetite diminuído ou ausente
Um apetite diminuído ou ausente é visto com muitas doenças e condições diferentes. Muitas vezes, um dos primeiros sinais de que um animal está doente é uma mudança no apetite. Quando um ouriço começa a comer menos ou para de comer completamente, é importante determinar se a causa subjacente é devido a uma doença ou outra coisa. O estresse de uma mudança no ambiente pode fazer com que um ouriço pare de comer. Uma mudança na alimentação também pode ser a culpada.
Se nada mudou no ambiente do seu ouriço ou se ele parou de comer por um dia ou dois, é importante levá-lo a um veterinário, pois pode indicar que seu ouriço está doente. Isso também é verdade para uma mudança no apetite acompanhada de outros sinais de doença, como baixos níveis de energia.
Ouriços que pararam de comer por qualquer motivo correm o risco de desenvolver uma condição conhecida como lipidose hepática ou doença hepática gordurosa. Os sintomas da doença hepática gordurosa incluem baixos níveis de energia, diarreia , icterícia (coloração amarelada da pele, olhos e gengivas) e sinais neurológicos, como oscilação ao caminhar, fraqueza e coma. A lipidose hepática pode ser fatal se não for tratada prontamente.
2. Perda de peso
Existem muitas doenças que podem fazer com que um ouriço perca peso. Algumas das condições mais comuns associadas à perda de peso incluem:
- Ausência ou redução do apetite devido a doença
- Uma incapacidade ou relutância em comer devido à dor oral, causada por condições como doenças e tumores orais
- Distúrbios de má absorção que prejudicam a capacidade do corpo de absorver nutrientes do intestino, observados em condições como câncer e cargas pesadas de parasitas intestinais
- Doença neurológica resultando em fraqueza ou paralisia, por exemplo, Wobbly Hedgehog Syndrome
- Uma demanda calórica aumentada de infecção, inflamação e câncer
- Doenças crônicas envolvendo os principais órgãos, como o coração
Mudanças na dieta, no ambiente ou nos níveis de estresse de um ouriço também podem levar à perda de peso. A perda de peso é um sinal de que um ouriço precisa ser visto por um veterinário.
3. Baixos níveis de energia
Um ouriço pode se tornar letárgico devido a muitas doenças diferentes. Além de um apetite reduzido ou ausente, a letargia costuma ser um dos primeiros sinais de que um ouriço não está bem. Se o seu ouriço ficar letárgico, deve ser examinado por um veterinário .
4. Diarréia
A diarreia pode ser causada por uma variedade de problemas, desde uma dieta incorreta até infecções bacterianas e parasitárias.
Uma mudança na dieta ou alimentação com alimentos incorretos, como leite e pão, pode fazer com que um ouriço desenvolva diarréia. Infecções bacterianas, bem como infecções por parasitas intestinais, como vermes e protozoários, também podem causar diarreia.
Salmonella é a causa mais comum de infecções gastrointestinais bacterianas em ouriços. É importante estar ciente de que a Salmonella é uma zoonose. Isso significa que a bactéria pode se espalhar para os seres humanos. Qualquer pessoa que manuseie e trate um ouriço com diarréia deve tomar precauções extras para evitar contrair esta doença. As precauções incluem usar luvas e desinfetar as áreas onde o ouriço esteve. Crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido também devem ter cuidado ao manusear ouriços.
5. Vômito
Causas comuns de vômito incluem infecções gastrointestinais e obstruções gastrointestinais. Quando um ouriço ingere corpos estranhos, como fibras de carpete, cabelos e borracha, eles podem se alojar no intestino e causar obstrução intestinal. Esta é uma situação de risco de vida.
- Leitura interessante: Comemorando nossos animais de estimação: de companheiros a heróis e ao incomum
6. Corrimento Nasal e Espirros
Corrimento nasal e espirros são sintomas comuns de infecções do trato respiratório superior e inferior. As bactérias que comumente causam pneumonia em ouriços incluem Bordetella, Pasteurella e Corynebacterium.
Fatores que podem predispor um ouriço a desenvolver uma infecção do trato respiratório incluem temperatura ambiente abaixo do ideal, cama empoeirada ou suja, má nutrição e função imunológica reduzida.
Além de secreção nasal e espirros, outros sinais de infecção do trato respiratório incluem apetite reduzido ou ausente, ruído respiratório, tosse, dificuldade para respirar e baixos níveis de energia. Um ouriço que apresente qualquer um desses sinais deve ser examinado por um veterinário, pois uma infecção do trato respiratório pode ser fatal.
7. Dificuldade para respirar
Como mencionado acima, a dificuldade em respirar pode ser um sinal de que um ouriço está sofrendo de uma infecção do trato respiratório.
A doença cardíaca também pode fazer com que um ouriço desenvolva dificuldades respiratórias. A forma mais comum de doença cardíaca em ouriços é a cardiomiopatia dilatada. A cardiomiopatia dilatada é uma condição em que as câmaras do coração aumentam de tamanho e perdem a capacidade de se contrair. Como resultado, a capacidade do coração de bombear sangue para o resto do corpo diminui. Os sinais de cardiomiopatia dilatada incluem dificuldade para respirar, diminuição da atividade, perda de peso e abdômen inchado. Infelizmente, alguns ouriços com esta doença morrerão antes de dar sinais.
Os ouriços afetados geralmente têm 3 anos ou mais, embora a doença possa ocorrer em animais a partir de 1 ano de idade.
8. Patas na Boca
Dar patadas na boca pode ser um sinal de que um ouriço está sentindo dor ou desconforto oral. Os ouriços podem sofrer de gengivite, periodontite, recessão gengival, dentes fraturados e soltos e abscessos dentários , todos os quais podem causar dor. Outros sinais de doença dentária incluem apetite reduzido ou ausente, sangue ao redor da boca e mau hálito.
Carcinomas orais de células escamosas podem imitar os sinais de doença dentária. Esses tumores são relativamente comuns em ouriços.
Objetos estranhos, como nozes e sementes, também podem se alojar entre os dentes (ou contra o palato duro) e no céu da boca do ouriço, o que fará com que ele bata com a pata na boca na tentativa de remover o objeto.
9. Um ou ambos os olhos fechados
Os olhos dos ouriços tendem a se destacar por causa de suas órbitas rasas. Como resultado, os olhos de um ouriço são propensos a lesões e irritação. Um ouriço com um problema ocular tende a manter o olho afetado fechado. Outros sinais de problemas oculares incluem olhos esbugalhados ou inchados, lacrimejamento e patadas no rosto.
10. Perda de Pena
A infestação de ácaros e a micose podem fazer com que um ouriço perca seus espinhos.
Micose, também chamada de dermatofitose, é uma infecção fúngica da pele. Uma infecção por micose também causa queda de cabelo. Os ouriços afetados tendem a ter crostas na pele, principalmente nas bordas das orelhas, no rosto ou na base dos espinhos. A cabeça é a área afetada com mais frequência, mas a infecção pode se espalhar para todo o corpo, levando a penas em grande escala e perda de cabelo.
Infestações de ácaros são comuns em ouriços. Além da perda de penas, outros sinais de infestação de ácaros incluem crostas e descamação da pele.
11. Fraqueza e oscilação da perna traseira
A síndrome do ouriço vacilante é uma doença neurológica degenerativa progressiva dos ouriços. Atualmente, a causa é desconhecida, embora se acredite que a condição seja genética. A síndrome do ouriço vacilante geralmente começa com fraqueza nas pernas traseiras devido à fraqueza muscular causada por danos nos nervos. Os ouriços afetados parecem “oscilar”. A doença progride gradualmente dos membros posteriores para a frente do corpo, levando à perda parcial ou total do uso de todos os membros. Ouriços com esta doença também perdem peso.
12. Caroços e Nódulos
O câncer é extremamente comum em ouriços, especialmente naqueles com três anos ou mais. Ouriços podem ter muitos tipos diferentes de câncer e todos os sistemas do corpo podem ser afetados. Às vezes, os tumores são óbvios e aparecem como caroços e nódulos na boca e na parte externa do corpo. No entanto, nem sempre é óbvio que um ouriço tem câncer. Nesses casos, os ouriços apresentarão sintomas inespecíficos, como perda de peso, emagrecimento e inapetência. Os sintomas também dependem do tipo de câncer presente e da parte do corpo ou órgão afetado.
13. Ferimentos
Feridas traumáticas, incluindo fraturas ósseas, são mais frequentemente o resultado de quedas ou brigas com outro ouriço. Os ouriços também podem ficar com os dedos dos pés e membros emaranhados em arame de gaiola, tecido puído ou rodas de corrida. As feridas têm o potencial de infeccionar. Ouriços com infecções tendem a ter um apetite reduzido ou ausente e tornam-se letárgicos.
14. Incapacidade de se enrolar em uma bola apertada
Ouriços obesos são incapazes de se enrolar em uma bola apertada, e seu rosto, orelhas e pés se projetam quando são enrolados. A obesidade é um problema comum em ouriços de estimação e é causada pelo acesso ilimitado à comida, uma dieta desequilibrada e exercícios insuficientes. A obesidade predispõe os ouriços a uma variedade de problemas de saúde, incluindo problemas ortopédicos e doença hepática gordurosa.
Para evitar que seu ouriço se torne obeso, a comida não deve ser fornecida ad libitum, pois os ouriços tendem a comer demais. Os ouriços devem ser pesados com frequência e devem ser oferecidas oportunidades para exercícios.
Conclusão
Assim como outros animais de estimação, os ouriços são suscetíveis a muitas doenças diferentes. Como proprietário, você conhece melhor o seu ouriço e, portanto, pode perceber as mudanças em seu comportamento, por mais sutis que sejam. Se o seu ouriço apresentar algum dos sinais de doença mencionados acima ou apresentar algum comportamento fora do comum, ele deve ser avaliado por um veterinário o mais rápido possível.
0 Comentários