Pergunta: É normal que os dentes dos cães caiam? Devo alimentar meu cão com dentes perdidos com ração úmida ou seca?
Eu tenho um Havanese de 5 anos. Ela perdeu de 2 a 3 dentes aos 5 meses de idade, e o veterinário me disse que isso não é incomum para um cachorro pequeno. Agora, acho que faltam uns 4 ou 5 dentes. Isso é normal? Tenho alimentado sua pequena ração seca para cachorro misturada com um pouco de comida úmida, mas estou me perguntando se devo alimentá-la apenas com comida úmida. Eu sei que o processo de mastigação da ração seca é bom para os cães, mas seria terrível se ela perdesse todos os dentes! Por favor, avise. Muito obrigado.
-Jacki
Responder:
Querida Jacki,
Muito obrigado por enviar sua pergunta de estimação! Esta é realmente uma pergunta muito comum que recebo como veterinário porque a falta de dentes em cães é extremamente comum, especialmente em cães pequenos. A falta de dentes pode ocorrer por vários motivos. A razão mais comum pela qual os dentes caem em cães adultos é secundária a doenças dentárias. Quando o tártaro se acumula nos dentes, pode causar doenças ao redor da raiz do dente, o que pode resultar na perda do dente. Os cães também podem perder dentes secundários a traumas ou abscessos na raiz do dente. A razão mais comum para a perda de dentes em cães jovens é a perda normal dos dentes de leite. Cães com menos de um ano de idade normalmente perdem 28 dentes, que serão substituídos pelos dentes adultos.
Posso entender como pode ser confuso saber qual é a melhor comida para o seu cão quando ele tem dentes faltando. Se um cão está faltando apenas alguns de seus dentes, normalmente é melhor continuar alimentando a ração seca normal. Como você apontou, mastigar a ração pode ajudar a manter os dentes mais limpos. Se um cão está perdendo todos ou a maioria dos dentes, pode ser hora de mudar para uma dieta principalmente de alimentos úmidos. Gostaria de lhe dar algumas sugestões sobre dietas e maneiras de evitar que seu cão perca mais dentes. Também descreverei em que ponto você pode considerar mudar para alimentos macios permanentemente.
Melhor comida de cachorro para cães com alguns dentes faltando
Primeiro, responderemos a uma pergunta comum: quantos dentes os cachorros têm?
Os cães adultos têm 42 dentes permanentes . Os dentes mais importantes para mastigar alimentos são chamados de dentes carnassiais e são os grandes dentes superiores e inferiores na parte de trás da boca. Quando os cães perdem alguns de seus dentes, isso geralmente não interfere na ingestão de ração seca . Como os cães têm tantos dentes, existem outros dentes que podem compensar.
Eu recomendo ração seca de alta qualidade para cães que perderam apenas alguns dentes. Minhas comidas favoritas incluem:
- Hill's Science Diet Higiene Oral Ração Seca para Cães
- Ração seca Royal Canin Dental Care para cães pequenos
- Ração Purina ProPlan para pele sensível e estômago seco
trocar por comida úmida?
Quando um cão está perdendo todos os seus dentes de mastigação carnais e a maioria de seus outros pré-molares e molares, provavelmente é hora de mudar para uma dieta exclusivamente de comida de cachorro enlatada . Se o seu cão não tem dentes ou tem poucos dentes, você deve alimentá-lo com ração úmida. Se você não tiver certeza, seu veterinário pode ajudá-lo a decidir quando é o momento certo para mudar.
Como evitar que meu cão perca os dentes?
1. Limpezas dentárias veterinárias regulares
Seu veterinário pode recomendar uma limpeza dental para seu animal de estimação se ele tiver excesso de acúmulo de tártaro. A limpeza dental é feita sob anestesia e remove todo o tártaro dos dentes do seu pet. A maioria dos cães de raças pequenas precisa de limpezas dentárias veterinárias a cada 1 a 2 anos, embora alguns cães precisem com mais frequência.
2. Escove os dentes diariamente
Como medida proativa, é uma boa ideia escovar os dentes do seu cão todos os dias, se puder fazê-lo com segurança. Recomendo o uso de escova de cerdas macias e pasta de dente específica para cães . Se você nunca escovou os dentes do seu cão, pode aprender a fazê-lo assistindo a este vídeo do YouTube feito pelo Pyramid Vet Hospital .
3. Evite dar ossos, gelo ou Nylabones
Objetos duros como ossos, gelo ou Nylabones podem quebrar os dentes. Já vi muitos dentes quebrados de cães que mastigaram esses objetos. Se os dentes ficarem muito danificados, eles precisarão ser extraídos.
4. Dê guloseimas diárias aos dentes
Muitas guloseimas para cães são projetadas para ajudar a melhorar a saúde bucal. A chave para essas guloseimas é dar-lhes todos os dias. Se você os administrar apenas uma vez por semana, eles podem não ajudar. Meus deleites dentais favoritos incluem Greenies e Milk-Bone Dental Chews .
Algumas Considerações Finais
Enquanto seu cão ainda tiver a maioria dos dentes, você pode continuar alimentando a ração seca como tem feito. Será importante para o seu cachorro manter os cuidados dentários regulares para reduzir o risco de perder mais dentes. Boa sorte com sua doce menina e obrigado novamente por escrever!
0 Comentários