Meu Cachorro Continua Tossindo. O Que Posso Fazer?

 

Um cachorro

Pergunta: Por que meu cachorro continua tossindo depois de ser tratado para tosse dos canis?

Meu cachorro foi tratado para tosse do canil e ainda apresenta a mesma tosse. Parece acontecer assim que saímos, é inverno aqui, então não vejo alergias sendo o problema.

- Caçador

Responder:

Caro caçador,

Você é sábio em se preocupar com a tosse contínua do seu cão. Existem muitas razões pelas quais um cão pode desenvolver uma tosse crônica. Vamos dar uma olhada em alguns deles…

Asma/Doença das Vias Aéreas Fria/Alergia

As alergias a inalantes são comuns em cães. O pólen é o maior culpado, mas os cães também podem ser alérgicos a fumaça, poeira e produtos químicos domésticos.

Os ataques de asma ocorrem quando os músculos das pequenas vias aéreas dos pulmões sofrem espasmos, dificultando a movimentação adequada do ar. Muitas vezes está associado a alergias, mas nem sempre. Irritantes e ar frio também podem causar espasmos musculares nas vias aéreas.

Aspiração do conteúdo do estômago

Como os humanos, os cães podem sofrer de refluxo ácido. Se um pouco do conteúdo do estômago chega até a garganta de um cachorro, é fácil para ele inalar. Como você pode imaginar, o ácido estomacal e os pedaços de comida são muito irritantes para o sistema respiratório! Cães com histórico de “estômago sensível”, engasgos e vômitos são mais propensos a ter esse problema.

Problemas Neurológicos na Laringe

Cães mais velhos às vezes experimentam alterações degenerativas nos nervos que operam as vias aéreas superiores. laringe é um aparato anatômico na garganta que ajuda a evitar que o ar e a comida/água desçam pelo caminho errado. Se a laringe não estiver funcionando bem, os cães podem inalar pedaços de comida ou água, causando irritação na traquéia e nos pulmões.

parasitas

Vários parasitas causam tosse em cães. Os primeiros parasitas que vêm à mente são os vermes do coração . Transmitidos por picadas de mosquito, os vermes do coração são um problema sério em muitas partes do mundo.

Alguns parasitas intestinais também podem causar tosse. As larvas de ancilostomídeos de cães viajam pelo sangue até os pulmões como parte de seu ciclo de vida. Quando o cão infectado tosse, as larvas são engolidas e continuam a amadurecer em adultos no trato GI.

Seu veterinário pode diagnosticar infecções parasitárias com exames de sangue e/ou fezes.

Infecção Contínua

Se o seu cão foi inicialmente infectado por um vírus ou bactéria (tosse dos canis), é possível que o tratamento não tenha eliminado totalmente a infecção. Os veterinários podem coletar amostras de fluido das vias aéreas inferiores para fazer um diagnóstico preciso.

Próximas etapas e cuidados domiciliares para cães com tosse crônica

Sua melhor aposta é consultar um veterinário para obter um diagnóstico preciso. Seu veterinário pode começar tirando radiografias do tórax de seu cão, seguidas de exames de sangue e coleta de uma amostra das vias aéreas. Tratar com os medicamentos certos para a doença economizará tempo e dinheiro ao tentar adivinhar o que está causando uma tosse crônica. Além disso, seu cão se sentirá melhor mais cedo!

Até que você possa consultar seu veterinário, aqui estão algumas etapas de cuidados domiciliares para acalmar uma tosse crônica:

  • Umidificador

Os umidificadores vendidos para uso humano também funcionam para o seu cão. Instale-o no cômodo onde seu cão passa mais tempo. Use o umidificador à noite, quando o ar seco pode causar irritação respiratória.

  • Remédio caseiro para tosse

Faça uma mistura de 2 colheres de sopa de água morna e uma colher de chá de mel em um pequeno frasco com tampa . Dê 1 colher de chá da mistura a cada 4 a 6 horas para acalmar o tecido respiratório irritado. Agite bem antes de usar e guarde na geladeira por no máximo 7 dias.

Espero que seu filhote se sinta melhor logo!

Postar um comentário

0 Comentários