A artrite é uma doença comum, progressiva e dolorosa em gatos, mas há boas notícias sobre a artrite felina. Existem agora tratamentos que podem aliviar a dor e talvez até retardar a progressão da artrite, especialmente quando vários deles são usados simultaneamente. Gatos artríticos, com os devidos cuidados, ainda podem desfrutar de uma vida feliz e saudável.
O que é artrite em gatos?
“Artrite” significa simplesmente inflamação das articulações. Osteoartrite e doença articular degenerativa são termos mais específicos que descrevem não apenas a inflamação articular, mas também a quebra da cartilagem que reveste as articulações, um declínio na qualidade do fluido articular de um animal de estimação e a eventual formação de crescimentos ósseos ao redor da articulação em uma tentativa para limitar seu movimento. Para simplificar, usaremos o termo artrite para nos referirmos à osteoartrite e à doença articular degenerativa neste artigo.
Lesões, distúrbios de desenvolvimento, excesso de peso e idade são causas potenciais de artrite em gatos.
Sintomas da artrite do gato
Os sintomas da artrite são em grande parte comportamentais e surgem gradualmente. Portanto, são facilmente confundidos como estando relacionados ao processo de envelhecimento e desconsiderados. Além disso, os gatos são bons em esconder o fato de que estão com dor, o que pode turvar ainda mais as águas.
Com o tempo, os gatos com artrite geralmente desenvolvem alguma combinação do seguinte:
- Falta de atividades normais de higiene
- Tornar-se retraído ou pegajoso
- Não querendo ser tocado
- Evitar pular nos móveis
- Tornar-se menos ativo do que o normal
- Pouco apetite
- Perda de peso
- ficando rabugento
- Urinar ou defecar fora da caixa de areia
Diagnosticando Artrite em Gatos
Os veterinários geralmente podem diagnosticar artrite em gatos com base em seu histórico de saúde, exame físico e radiografias. Inicialmente, a evidência de artrite pode ser difícil de ver em raios-x, mas à medida que a doença progride, torna-se mais óbvia. Obter um diagnóstico veterinário de artrite é muito importante porque muitas outras doenças podem causar sintomas semelhantes. Sem um diagnóstico preciso, é impossível saber qual forma de tratamento tem mais chances de fazer um gato se sentir melhor.
Como tratar a artrite em gatos
O tratamento da artrite é mais eficaz quando vários tipos diferentes de terapias são combinados, o que maximiza os efeitos positivos no corpo. O protocolo de tratamento ideal geralmente muda com o tempo, à medida que a condição das articulações de um gato piora.
1) Controle de peso
Se um gato está acima do peso, a perda de peso é de importância primordial. O peso extra estressa as articulações já danificadas e os hormônios produzidos pela gordura corporal tendem a promover a inflamação das articulações, o que piora a artrite. Os veterinários geralmente recomendam dietas prescritas para perda de peso para gatos com excesso de peso, mas os alimentos para gatos sem receita funcionam bem quando um animal de estimação só precisa perder um pouco de peso.
2) Controle da dor
O controle da dor também é uma parte importante do controle da artrite, mas infelizmente os gatos são muito sensíveis aos efeitos adversos dos tipos de medicamentos (anti-inflamatórios não esteróides ou AINEs) que são normalmente usados para tratar a artrite em pessoas e cães. Às vezes, os veterinários prescrevem um AINE (por exemplo, meloxicam) para aliviar a dor associada à artrite em gatos, mas deve ser usado com moderação. Os veterinários podem recomendar outros medicamentos para o controle da dor – como buprenorfina ou prednisolona – quando os benefícios do uso de um AINE não superam os riscos.
3) Protetores Comuns
Os protetores articulares são uma importante opção de tratamento para a artrite em gatos, porque eles não apenas tratam a dor, mas também podem melhorar a saúde das articulações afetadas – ao mesmo tempo em que são extremamente seguros para os gatos. Os protetores das articulações são suplementos dietéticos feitos de nutracêuticos – ingredientes em alimentos que têm benefícios positivos para a saúde e propriedades curativas.
Os protetores das articulações podem aliviar a inflamação das articulações e facilitar o reparo da cartilagem e a produção de fluidos nas articulações. Procure produtos que contenham os seguintes ingredientes ativos:
- Insaponificáveis de Abacate/Soja (ASU) – Dasuquin para Gatos
- Ácidos graxos ômega 3 – Nordic Naturals Omega 3 Pet
- Mexilhões de lábios verdes – Glycoflex
- Extrato de cúrcuma P54FP – DGP
- Glicosaminoglicanos polissulfatados –Adequan (um protetor articular injetável)
- Uma combinação de sulfato de condroitina, cloridrato de glucosamina e ascorbato de manganês – Cosequin para gatos
4) Terapias Complementares
A fisioterapia pode ajudar os gatos com artrite a se tornarem mais fortes e móveis. Tratamentos como acupuntura, terapia a laser frio e massagem também podem funcionar bem, principalmente quando combinados com outros remédios para artrite. Além disso, cirurgia ou terapias regenerativas experimentais (por exemplo, células-tronco ou plasma rico em plaquetas) podem ser opções quando tratamentos menos invasivos não conseguem trazer alívio adequado.
Seu veterinário pode ajudá-lo a determinar a melhor combinação de tratamentos para artrite com base na situação única do seu gato.
0 Comentários