O sexto sentido de um cachorro não é nenhum segredo. Eles estão profundamente sintonizados com o humor e as emoções humanas e sabem exatamente quando nos confortar quando temos um caso de tristeza, podem farejar até mesmo o sinal mais sutil de que algo não está certo e até mesmo, em alguns casos, detectar quando uma pessoa está doente. Mas os cães podem dizer quando um ser humano tem câncer?
De acordo com a ciência, eles podem com o treinamento certo. Neste post, vamos investigar o que os estudos mostram sobre esse fenômeno.
Cachorros podem cheirar câncer em humanos?
A pesquisa confirmou que os cães têm a capacidade de farejar doenças, incluindo câncer. Isso se resume ao fato de que o olfato de um cachorro é muito aguçado. Para colocar isso em perspectiva, os cães têm até 300 milhões de receptores olfativos em seus narizes, em comparação com os meros 5 milhões que os humanos possuem.
É esse olfato aguçado que ajuda os cães a farejar o câncer. As células cancerígenas emitem odores conhecidos como compostos orgânicos voláteis que deixam vestígios no corpo ou saem do corpo através de secreções (respiração, urina, etc.), e é esse odor que os cães podem sentir.
Por exemplo, se um cão farejador cheirasse o hálito de uma pessoa com câncer de pulmão, ele seria capaz de detectar células cancerígenas. Se apresentassem uma amostra de biópsia, eles seriam capazes de detectar células de câncer cervical.
Na mesma nota, os cães precisam ser treinados para serem capazes de fazer isso. Isso é feito fazendo com que os cães cheirem uma variedade de secreções, como hálito, urina e plasma. Ao longo de alguns meses, isso os ensina a distinguir entre amostras saudáveis e não saudáveis.
Como os cães indicam a presença de câncer?
Um cão sinalizando a presença de células cancerígenas pode se comportar de várias maneiras, em grande parte dependente do que foi treinado para fazer e do temperamento individual. De acordo com uma mulher que foi diagnosticada com câncer de ovário, sua husky, Sierra, colocou o nariz na parte inferior da barriga e cheirou atentamente antes de se enrolar em uma bola com o nariz sob a cauda em perigo.
Em outro caso, diz-se que um cão de busca e resgate detectou o câncer de pulmão de seu dono e o sinalizou de maneira semelhante à de Sierra, a husky , mas no peito. O cachorro também cutucou seu humano de maneira angustiada.
Pelo que os pacientes com câncer relataram, parece que os cães geralmente sinalizam o câncer farejando a área afetada do corpo, cutucando ou colocando o focinho na área, dando patadas na pessoa e ficando angustiados, ansiosos ou muito pegajosos.
Existem cães farejadores médicos?
Sim. Por exemplo, a Medical Detection Dogs , uma organização do Reino Unido, trabalha em estreita colaboração com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) e pesquisadores de todo o mundo para entender como esses cães especialmente treinados podem ajudar no diagnóstico de câncer e outras doenças.
O objetivo final da organização é que seu trabalho contribua para que os médicos possam detectar e diagnosticar o câncer muito mais cedo e, como resultado, salvar mais vidas.
A organização também treina cães como cães de assistência de alerta médico. Esses cães ajudam a apoiar pessoas com problemas de saúde existentes, como diabetes tipo 1 e doença de Addison, e são treinados para dar alertas quando detectam uma emergência iminente.
Pensamentos finais
Então só temos isso! O olfato de um cachorro é tão aguçado que eles podem ser treinados para farejar câncer e outras doenças em humanos . Esta é apenas mais uma coisa a acrescentar à já longa lista de por que os cães são incríveis.
Se o seu cão parece extremamente preocupado com uma determinada parte do seu corpo ou está mostrando os sinais descritos neste post, isso não significa necessariamente que você tem câncer ou algum tipo de doença - às vezes, os cães são simplesmente intrometidos e geralmente são treinados cães farejadores que detectam câncer - mas pode valer a pena fazer um check-up para garantir que seu cão não esteja realmente no caminho certo.
0 Comentários